.

Osasco (SP) adota medida de restrição à circulação de caminhões

Depois de São Paulo, agora Osasco também restringiu a circulação de caminhões nas principais vias da cidade e centro expandido.

 

Entrou em vigor no dia 09 de abril, medida assinada pelo prefeito Emídio de Souza há aproximadamente um mês, restringindo a circulação de caminhões por diversas vias da cidade de Osasco, na grande São Paulo. Parte das regras acompanha o que a cidade de São Paulo iniciou segundo momento do plano de maiores restrições aos caminhoneiros em junho de 2008.

A restrição acontece para veículos de carga com mais de 7,2 m de comprimento e 2,3 de largura, ficando proibidos de rodar na Zona de Máxima Restrição de Circulação (ZMRC) de segunda a sexta-feira, das 5h às 21h e aos sábados, das 10h às 14h, enquanto nas Vias Estruturais de Restrição (VER) a restrição é das 7h às 9h e das 17h às 19h, apenas de segunda a sexta-feira exceto feriados.

Os VUCs (Veículos Utilitários de Carga) e os chamados caminhões 3/4 (com menos de 7,2 m de comprimento e 2,3 de largura) estão liberados para circular, além de veículos que prestam serviços de urgência, socorro mecânico de emergência, guinchos, cobertura jornalística, feirantes, Correios, obras e outros de serviços essenciais.

 

Saiba quais são as vias com restrição em Osasco e não seja pego por multa de R$ 85,12 mais quatro pontos na CNH por infração.

ZMRC (Zona de Máxima Restrição de Circulação): compreende todo o centro expandido de Osasco. Compreende a Av. Fuad Auada; Av. Maria Campos; Av. Bussocaba; Rua Aurora Soares Barbosa; Rua Armando Binotti; Rua Alfredo Sturlini; Av. Santo Antonio; Av. Sport Clube Corinthians Paulista; Av. Visconde de Nova Granada; Viaduto Pres. Tancredo de Almeida Neves e Av. Pres. Kennedy. Nesta área, os caminhões ficarão proibidos de circular de segunda a sexta-feira, das 5 às 21 horas, e aos sábados, das 10 às 14 horas.

VMRC (Vias de Máxima Restrição de Circulação): correspondem a todas as vias de acesso à cidade, saindo das rodovias que cortam o município. Fazem parte desta área a Av. Hilário Pereira de Souza; Av. Manoel Pedro Pimentel; Av. Franz Voegeli; Av. dos Autonomistas, na extensão compreendida entre a Praça Gen. Dale Coutinho e a Av. Corifeu de Azevedo Marques e Av. Domingos Odália Filho. Nestas vias, os caminhões estarão proibidos de segunda a sexta, das 5 às 24 horas, e, aos sábados, das 10 às 14 horas.

VER (Vias Estruturais Restritas): são as ruas e avenidas principais das zonas Norte e Sul da cidade: Av. dos Autonomistas, no trecho compreendido entre o Viaduto Tancredo de Almeida Neves e Rodoanel; Av. dos Bandeirantes; Rua Montalverne; Av. Getúlio Vargas; Av. Costa e Silva; Av. Presidente Médici, no trecho compreendido entre Av. Pres. Costa e Silva e Av. João Ventura dos Santos; Av. João Ventura dos Santos; Av. dos Remédios; Av. Ônix; Av. Luiz Rink; Av. Bussocaba, no trecho compreendido entre a Rua Armando B inotti e a Av. Prefeito Hirant Sanazar; Rua Aurora Soares Barbosa, no trecho compreendido entre a Rua Maria de Lourdes Ponce e a Av. Prefeito Hirant Sanazar; Av. Prefeito Hirant Sanazar; Av. Visconde de Nova Granada; Av. Sport Club Corinthians Paulista; Rua Vicente Celestino; Rua Trás dos Montes; Av. Internacional; Av. João de Andrade; Av. José Barbosa Siqueira; Av. Marechal João Batista M. de Moraes; Av. Benedito Alves Turíbio e Rua Giuseppe Sacco. Nestas vias, a proibição será de segunda a sexta,das 5 às 21 horas, e, aos sábados, das 10 às 14 horas.

 

Para saber mais sobre as vias com restrição, veja o mapa ou consulte o decreto nº 10.676/12 aqui: http://www.iomo.osasco.sp.gov.br/2012/ed840.pdf

Em São Paulo as restrições estão em constante atualização e para ajudar a visualizar as rotas a serem evitadas por caminhoneiros de todo o país, o Google lançou um subproduto, gratuito, de mapa com as regras de circulação nas vias paulistanas. Acompanhe abaixo no mapa, clique nas cores para saber cada aplicação.


Visualizar Caminhões em São Paulo em um mapa maior

  • Escrito por Caminhoneiro

Regulamentação da profissão motorista está perto de ser sancionada

Regulamentação da profissão motorista está perto de ser sancionada - Presidente 1

Depois de seis anos de debates entre Câmara, Senado, sindicatos e empresas do setor, o texto que substitui o Projeto-Lei 99/07, do ex-deputado Tarcísio Zimmermann, que visa regulamentar a profissão motorista, aguarda sanção da presidente Dilma Rousseff para entrar em vigor.

Aprovado no dia 03 de abrill, o texto determina pontos importantes para a condição de trabalho do motorista e outros profissionais envolvidos em transporte. Aborda os direitos e deveres do empregador e empregado, tais como repouso diário, longa distância, transporte de tipos cargas, seguro e até mesmo pena de detenção por descumprimento das normas. Os objetivos que moveram todo o trâmite são maior segurança no trânsito e melhorar saúde do caminhoneiro.

O texto determina regras quanto a jornada de trabalho, que incluem intervalo mínimo de refeição de uma hora, repouso diário de 11 horas a cada 24 horas e descanso semanal de 35 horas. Porém, se acordado coletivamente permitirá redução das 11 horas de descanso para até 9, desde que compensada no dia seguinte. O mesmo pode ocorrer com o uso de banco de horas.

Não poderá mais haver premiação por valor ou tipo de mercadoria em relação ao tempo de entrega ou percurso executado. Essa determinação é mais uma das medidas para evitar excesso de horas frente ao volante.

Para o senador Clésio de Andrade (PMDB-MG), também presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), “A proposta ainda assegura aos motoristas seguro obrigatório custeado pelo empregador e proíbe que se remunere o motorista em função da distância percorrida ou da redução do tempo de viagem, pela quantidade ou natureza dos produtos transportados, de modo a não comprometer a segurança rodoviária ou da coletividade”.

Há determinação também quanto ao consentimento de profissional, transportador de cargas, operador de terminais ou agente de cargas, que ordenar ou não evitar o descumprimento do período de descanso diário. Assim, estará sujeito a pena de detenção de 6 meses a 1 ano mais multa.

William Dib (Deputado Federal pelo PSDB-SP) e Dácio Magalhães de Faria (Diretor do Sindicato dos Motoristas e Transporte Coletivo de São Paulo) comentam a respeito do projeto. Veja:

Mais noticias relacionadas à Regulamentação da profissão motorista está perto de ser sancionada:

Agência CNT de notícias: http://www.cnt.org.br/Paginas/Agencia_Noticia.aspx?n=8139

Cenário MT: http://www.cenariomt.com.br/noticia.asp?cod=176632&codDep=1

Motor Dream: http://motordream.uol.com.br/noticias/ver/2012/04/04/regulamentacao-da-profissao-de-motorista-segue-para-sancao-presidencial

  • Escrito por Caminhoneiro

IPVA, fique de olho para não perder data

Começa agora o pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) para os caminhões no Brasil. Em janeiro era possível fazer o pagamento em cota única com desconto ou deixar para abril sem desconto.

Mas para quem optou fazer em parcelas, aqui vai a dica: em março deve ser feito o primeiro pagamento, na sequencia em junho e depois setembro.

Na tabela abaixo você confere as datas de vencimento. Imprima e guarde para não esquecer, afinal, quem gosta de dor de cabeça é farmacêutico.

Tabela IPVA para Caminhões 2012 - Presidente 1

  • Escrito por Caminhoneiro

Diesel S-50. No posto, no tanque e no bolso.

Depois de um mês em distribuição, o novo diesel S-50 – com menor quantidade de enxofre, apenas 50 partes por milhão (ppm) – já preocupa o setor de combustíveis fósseis no Brasil. O alto valor é a principal queixa referente à utilização do óleo nos veículos pesados, em média, R$ 0,10 a mais do que os tipos S500 e S1800.

Mais caro, o S-50 pode gerar outro problema para os proprietários de postos de combustíveis, a estocagem. Mesmo já comprado pelos postos, o preço em alta impede a venda do diesel, que não pode ficar mais de 60 dias reservado. No caso, isso pode acontecer com mais de 3.000 postos no território nacional.

Na região do Nordeste o caso é outro. Há maior aprovação do novo diesel não apenas por melhorar o desempenho dos caminhões e diminuir a quantidade de poluentes. Como há maior quantidade de postos comercializando o S-50, o preço se justifica. Dos 4.225 postos que ofertam o combustível, quase 40% ou 1.680 deles estão no Nordeste, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo).

Participe da enquete:

Você já adotou o novo diesel S-50?

View Results

Loading ... Loading ...

Segue a vida, segue a estrada e a gente, da Presidente 1, continua com você.

  • Escrito por Caminhoneiro

Vida na Estrada. Aqui você é o repórter!

Já passou por alguma estrada e quis mostrar sua indignação com a quantidade de buracos ou a falta de asfalto? Tirou alguma foto de uma paisagem fantástica e gostaria que todos pudessem sentir o que você sentiu?

Mande um e-mail para vidanaestrada@presidente1.com.br contando o que aconteceu e não esqueça de por uma foto sua com seu caminhão. Fotos de família, desenhos dos filhos, tudo, tudo mesmo será bem-vindo no blog. 

A gente se vê nos quilômetros da internet!

  • Escrito por Caminhoneiro