.

VUCs liberados para as vias de São Paulo

VUCs liberados para as vias de São Paulo

Após sete anos em vigor, o prefeito Gilberto Kassab voltou atrás e cancelou a restrição dos VUC (veículos com até 5,5 metros de comprimento e capacidade de transporte de até 4,5 toneladas) de transitar pelo centro expandido da capital paulista. Isso significa que poderão transitar pela ZMRC (Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões) inclusive nos horários de pico, respeitando apenas ao rodízio de placas e às sinalizações de cada via.

No dia a dia, serão mais de 24 mil caminhões de pequeno porte trabalhando no reabastecimento da maior cidade do Brasil e, apenas, 6 mil ficam de fora de cada jornada de trabalho pelo rodízio. Ou seja, 20% da frota aproximadamente 30.000.

Para o Prefeito, a medida de proibição de circulação não fazia mais sentido, já que os VUC são tão ágeis e dinâmicos quanto veículos de passeio. O que pode ser comprovado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) em nota: “O estudo indicou que, com a restrição na Marginal do Pinheiros, em vigor desde 2010, e a extensão da proibição para a Marginal do Tietê neste ano, a liberação dos VUCs seria possível e não traria aumento significativo ao trânsito”.

Os comerciantes locais também serão beneficiados com a mudança, já que se sentiam mal atendidos pelos horários e valores dos fretes.

Mas para quem possui um VUC há ainda um impedimento para circular na área liberada. Cada VUC deve ser cadastrado na Secretaria Municipal de Transportes (SMT) e se isso não for feito o veículo será considerado irregular e passíveis de autuação por transitarem em local e horário não permitidos, autuação de R$ 85,13 e quatro pontos na CNH.

Artigo escrito por: Caminhoneiro

Seja o primeiro a comentar