Andar com menos dor de cabeça pelas estradas do Brasil. Quem não sonha com isso? Ainda não existe o produto perfeito para garantir tranquilidade em todos os apertos e situações que os motoristas estão sujeitos, mas tem um parceiro indispensável nessa busca: o rodocalibrador.
Instalado na cabine de qualquer veículo de transporte, esse equipamento é uma mão na roda para quem não quer ficar parado. O sistema funciona como um calibrador qualquer encontrado nos postos de combustível, porém trabalha com o veículo mesmo em movimento, monitorando o tempo todo a pressão de cada pneu.
Através de aviso sonoro, o motorista fica sabendo que algo está errado com os pneus e no mesmo equipamento faz as regulagens necessárias para continuar na pista até encontrar o próximo local de reparação do pneu avariado.
Mas o conjunto de mangueiras interligando pneus, flanges, cinemáticos, reservatórios de ar e pressurizadores não podem trabalhar sozinhos. É preciso que o caminhoneiro saiba o que está acontecendo no veículo, fazer as manutenções necessárias e não deixar passar nenhum sinal que indique falhas ou problemas.
Aqui vão dez dicas para manter o seu rodocalibrador em dia:
1 – Fazer revisão geral a cada 6 meses;
2 – Dar descarga na rede de ar sempre que desligar o caminhão;
3 – Examinar imediatamente quedas de pressão do painel;
4 – Observar sempre se as indicações do painel de controle;
5 – Não alterar as regulagens das válvulas de pressão do painel de controle;
6 – Consertar o pneu furado o mais rápido possível principalmente os sem câmara;
7 – Não forçar a válvula do bico da câmara de ar na colocação;
8 – Examinar e conferir serviços feitos por “não – profissionais” do calibrador de pneus na troca ou conserto de pneus;
9 – Verificar sempre se não há mangueiras dobradas; e
10 – Fazer manutenção sempre em oficinas de confiança.
Fonte: http://www.rebitec.com.br/produtos.php
Além da segurança, eles também são bons na economia de combustível, de pneu e de outras peças do veículo. Ou seja, até 7% de economia no tanque e aumento de até 20% na vida útil de cada pneu. Veja a simulação do uso de rodocalibradores em uma frota de 350 veículos:
|
5% de combustível |
17% pneus |
Custo total |
Sem rodocalibrador |
R$ 3.150,00 |
R$ 245.000,00 |
R$ 3.395.000,00 |
Com rodocalibrador |
R$ 2.992.500,00 |
R$ 203.350,00 |
R$ 3.195.850,00 |
Economia mensal |
R$ 157.500,00 |
R$ 41.650,00 |
R$ 199.150,00 |
A economia do combustível e nos pneus equivale à compra de 200 novos pneus por mês.
Para a frota simulada, equivale a 6% do total de pneus por mês.
Fonte: http://www.capanema.com.br/novo/produtos.php?ctg=24
Na Presidente 1 você encontra e instala mais de 7 modelos de rodocalibrador de acordo com a configuração de eixo do veículo, veja a lista aqui: http://ow.ly/ajMjZ e na página de produtos da Presidente 1 www.presidente1.com.br/produtos.